Cerca de 1.460 alunos devem iniciar o ano letivo na rede municipal de ensino no próximo dia 15 de fevereiro em Adamantina. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Ensino, sobre os alunos matriculados no ensino fundamental, que compreende do 1º ao 5º ano.
Estes estão divididos nas escolas Navarro de Andrade, Teruyo Kikuta e Eurico Leite de Moraes.
Para os docentes o ano terá início na semana anterior, com o planejamento escolar agendado para os dias 10, 11 e 12.
MATERIAL ESCOLAR – Segundo o secretário de Educação Wilson Hermenegildo, conforme garante a Constituição Federal, todo aluno cuja família não tem meios para adquirir o material escolar recebe todo o material da escola. Cabe à família, no ato da matrícula ou nos primeiros dias de aula, procurar a Secretaria da Escola e declarar- se. “Inclusive as famílias que passam por algum tipo de dificuldade temporária como perda de emprego, tratamento de saúde, ou outro, pode fazer a solicitação. O aluno não fica e nunca ficou sem assistência. E o mais importante, recebe material idêntico ao dos demais, pois o material solicitado é simples, porém eficaz e de boa qualidade”, explica Hermenegildo.
Segundo ele, esse cuidado é tomado para não fazer despertar nas crianças hábitos de consumo desnecessário, com uso de materiais que brilham, que tem muitos adesivos ou coisas do gênero e que provocam ainda intriga entre as crianças e principalmente faz com as mesmas fiquem distraídas e não prestem atenção às aulas.
O secretário esclarece ainda que a lista de material solicitada pela escola é para o ano todo. Não há necessidade de se comprar tudo de uma vez. “É dever da família acompanhar o desenvolvimento escolar da criança, pela qual é responsável e desse modo, somente quando estiver para terminar um caderno, lápis, cola, ou qualquer outro material providenciar outro. Para os que compram todo o material de uma só vez, orientamos para que deixe guardado o excedente em casa, pois, na sala de aula não há espaço para guardar os materiais que não serão usados naquele momento”, finaliza.