A Saúde é uma das áreas que mais oferecerem oportunidades no Brasil nos últimos anos. Entre as profissões mais bem sucedidas do País está o técnico de enfermagem. Conhecida até então pela presença maciça do público feminino, a profissão está a cada vez mais ganhando a presença de homens em salas de aulas.
Para a diretora da escola técnica em Dracena, CEP/UME, Julia Portaria, em alguns casos exige força para carregar o paciente, por isso, os homens vêm tendo destaque nesta profissão. Mesmo assim, a diretora acrescenta que: “Não existe mais área feminina e masculina. As mulheres e os homens estão se misturando”.
O curso tem duração de um ano, porém é necessário antes se formar em Auxiliar em Enfermagem, que também possui um ano de formação, para exercer a profissão.
Julia pontua que devido à demanda, a maioria dos alunos já sai da escola empregado. “Durante o estágio o aluno é avaliado e se revela como profissional. Tudo vai depender da habilidade e dedicação de cada estudante”, diz. Esse é um dos cursos com mais inserção no mercado de trabalho.
O técnico em enfermagem, sob supervisão de um enfermeiro, pode trabalhar nos diversos setores de hospitais, ambulatórios, clínicas de repouso, centro de especialidades e empresas privadas e públicas. Também pode atuar como cuidador particular, na saúde pública, escolas infantis, creches e empresas privadas.