Após ser a melhor colocada no ranking regional do Município VerdeAzul em 2014, a cidade de Adamantina decaiu com sua pontuação no ranking 2015 – divulgado na última quarta-feira, 18 – e está entre os três municípios do Estado de São Paulo ‘pré-certificados’.
No ano passado, Adamantina conquistou o 20º lugar no Ranking Ambiental do Estado, com 92,26 pontos, na época, a melhor classificação desde o início do Programa Município VerdeAzul, em 2007. Nesta edição, Adamantina aparece com 84,17 pontos e está em situação indefinida, assim como outras duas cidades do Estado, Americana e Santa Cruz do Rio Pardo.
A indefinição sucede às cidades que possuem inadequações quanto à operação do aterro sanitário ou do sistema de esgoto. Esses municípios possuem o prazo de dois meses para corrigirem as inadequações detectadas pelo Órgão Ambiental do Estado.
A reportagem do Jornal Regional entrou em contato com a Prefeitura para obter mais informações e foi informada de que o município buscará regularizar o impasse. “De acordo com a Secretaria de Agricultura, o que fez com que a nota tivesse essa queda foi a análise do aterro sanitário do município. Após receber a nota e os apontamentos, o município buscará regularizar as falhas apontadas para posteriormente enviar novo relatório para nova análise”, explicou em nota.