A rede municipal de ensino de Panorama está entre os únicos municípios que receberam, pelo menos por enquanto, o novo currículo de ensino do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), voltado na realidade da criança de modo a evitar que crianças e adolescentes iniciem o uso de drogas. As redes de ensino de Paulicéia e Junqueirópolis também receberam esse material.
Embora o conteúdo seja dado para alunos dos 5º anos, a orientação de resistência às drogas também são passadas aos outros anos numa linguagem adequada para cada faixa etária.
Segundo o instrutor do Proerd, Policial Militar Abreu, esse currículo novo chama-se ‘Caindo na real’ que leva a ideia de desenvolver um potencial melhor na criança para tomada de decisão segura e responsável.
As apostilas trouxeram exemplos reais de crianças envolvidas em ocorrências policiais relacionadas a uso de bebida alcoólica, cigarro e demais drogas.
Conforme informou Abreu, o programa passou a usar recursos audiovisuais, e um desses recursos, todas as escolas estão atendendo protocolo de intenções do Proerd mostrando-se favorável, o que tem facilitado o aprendizado da criança.
Em Panorama, são atendidas pelo programa 300 crianças. Nos municípios de Dracena e Tupi Paulista devem ser implantados no próximo semestre esse novo modelo.