O deputado Mauro Bragato visitou Dracena, ontem, 4, e se reuniu com o prefeito José Antônio Pedretti, vereadores, secretários, lideranças e tratou de vários assuntos de interesse do município, entre eles, a construção de casas populares, creche escola implantação do curso de Medicina e a realização de cirurgias agendadas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) nas santas casas de Dracena, Junqueirópolis e Tupi Paulista.
Bragato afirmou que o índice negativo de 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do País em 2015 e a defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), impactaram os municípios que são obrigados a investir na Saúde, até 25% dos orçamentos nessa área, para compra de medicamentos e outros serviços.
“A situação no País refletiu no ICMS do Estado que cai a cada mês e por isso o governo estadual tem dificuldades para manter os 60 Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) e 80 hospitais estaduais no Estado que fazem atendimento público, inclusive de pacientes de outros estados”, afirmou.
O deputado se referiu à implantação do AME Cirúrgico (AME Mais) em Dracena, que é específico para realização de cirurgias e resolverá, conforme o diretor do AME, Talel Salle, 90% dos procedimentos cirúrgicos que chegam ao Ambulatório.
A implantação do AME Mais, conforme Bragato, está aprovada pelo Governo do Estado e está sendo trabalhada com o governador Geraldo Alckmin, mas pela situação atual, não há recursos disponíveis neste ano para a construção do prédio e instalação de equipamentos.
A proposta do deputado, em concordância do prefeito Pedretti, da diretoria da Santa Casa, gestora do AME e do diretor do Ambulatório, é transferir para as Santas Casas de Dracena, Junqueirópolis e Tupi Paulista, as cirurgias que não podem ser feitas no AME de Dracena e são obrigados a encaminhar ao Hospital Regional (HR), de Presidente Prudente que também não consegue atender toda a demanda. Bragato informou que irá agendar reunião na Secretaria Estadual da Saúde, em São Paulo, para tratar do assunto.
O AME de Dracena tem cerca de 7 mil cirurgias agendadas, apesar desse número não ser exato, conforme a Santa Casa, gestora do Ambulatório porque há casos de desistências, mudanças de cidades e até falecimentos de pacientes incluídos na lista de espera. O AME de Dracena atende 17 municípios da região.
A direção da santa casa informou que a unidade tem capacidade para atender a maioria das cirurgias, com exceção de altas complexidades nas áreas de ortopedia, neurologia e cardiologia.
MEDICINA – Sobre a instalação da Faculdade de Medicina na Fundec, o deputado adiantou que continua sendo analisado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), mas que já conversou com o presidente do Conselho, Francisco Carbonari, a relatora do projeto e membros do CEE que são a favor da aprovação do curso. “A questão da faculdade, está indo bem no CEE”, frisou.
EDUCAÇÃO INFANTIL E MORADIAS – O deputado confirmou a implantação de uma creche escola no Jardim Santa Clara, a um custo de R$ 2 milhões e a construção de 450 casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), na sede do município e nos distritos de Jaciporã e Jamaica.
UNESP – O diretor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Dracena, professor Paulo Figueiredo, entregou ao deputado as reivindicações de construção de uma quadra poliesportiva no campus e um radar para conter a velocidade dos veículos na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), que passam em frente à Unesp e representa perigo constante de acidentes no local.
O deputado junto com o prefeito, fizeram uma visita ao diretor do Fórum, juiz Marcus Frazão Frota e Bragato colocou-se à disposição para auxiliar no que for possível nas reivindicações do Fórum que hoje é de entrância intermediária.
Em reunião na sala do Cidadão da Prefeitura, Pedretti ressaltou o apoio de Bragato e do governador Geraldo Alckmin nas reivindicações de Dracena. “Estão sempre nos atendendo naquilo que é possível”, salientou.
Participaram da reunião, o presidente do diretório do PSDB, Aparecido Celestino, vereadores, secretários municipais, o diretor da Unesp, a diretora da Diretoria Regional de Assistência Social (Drads), de Dracena, Rejane de Menezes Sanches, os subprefeitos de Jamaica e Jaciporã e moradores do município.