Depois de oito mortes e 83 casos confirmados na região de Rio Preto, o governo do Estado resolveu antecipar para ainda este mês a campanha de vacinação contra gripe suína. Somente nos últimos quatro dias, os casos confirmados da doença saltaram de 71 para 83 na região. Ao todo, 16 cidades da região possuem pessoas infectadas. A mais nova a entrar na lista é Novais. Em todo o Estado, nove pessoas morreram por causa da doença.
A principal preocupação é que a doença se espalhe ainda mais, já que o vírus voltou a circular em uma época atípica, em pleno verão. Geralmente, a gripe, incluindo a H1N1, é mais comum no inverno, quando o clima é mais seco e frio. A vacinação estava prevista para começar no dia 30 de abril, depois foi antecipada para o dia 4 de abril e neste sábado, durante visita à região, o governador Geraldo Alckmin anunciou que as doses estarão disponíveis ainda na segunda quinzena deste mês.
A gripe H1N1 pode ser contraída pelo contato com objetos contaminados, por partículas da saliva e de secreções das vias respiratórias.
A situação mais preocupante está em Catanduva, que tem 32 casos notificados da doença. Em Rio Preto são 11 casos, incluindo dois adultos e uma criança internados na ala de isolamento do Hospital de Base de Rio Preto. Os três apresentam quadro de saúde estável, sem risco de morte. (Com informações do Diário da Região de Rio Preto edição do dia 8, terça-feira).