A Justiça Eleitoral de Dracena, prevê o alistamento de até 1,2 mil jovens eleitores na faixa etária dos 16 e 17 anos que estarão aptos a votarem nas eleições municipais de 2 de outubro. Para incentivar a população nesta faixa etária a tirar os títulos, teve início segunda-feira, 28, e prossegue até sexta-feira, 1º, a Semana de Alistamento do Jovem Eleitor.
A intenção, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é aumentar a adesão dos jovens, já que na última eleição o índice do eleitorado dessa faixa etária diminuiu 30%. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Dracena, Moacir Auresco, funcionários da Justiça Eleitoral estiveram nas escolas do município, esclarecendo a importância de tirarem os títulos e votarem nessas eleições.
“Para fazer o alistamento, o jovem que completa 16 anos até o dia 2 de outubro, data do 1° turno das Eleições Municipais, deve agendar o atendimento previamente pelo site: www.tse.jus.br”, informa o TSE. O serviço é gratuito e o título pelo sistema de biometria é feito na hora.
PRAZO – Mesmo que os jovens não compareçam ao Cartório Eleitoral para obterem o título até sexta-feira, ele e os demais eleitores acima dos 18 anos têm prazo até o dia 4 de maio, para se alistarem, transferirem e fazerem as revisões dos títulos do eleitor.
“Até essa data (4 de maio), a expectativa é de cerca de 1,2 mil jovens de Dracena e Ouro Verde fazerem seus alistamentos”, avalia Auresco.
Para tirar o título, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: CPF, carteira de identidade (RG) e comprovante de residência. Por se tratar de um cadastro biométrico, a foto é feita pelo Cartório Eleitoral no momento do alistamento.
PLANTÕES – O horário de atendimento no Cartório Eleitoral, é das 12h às 18h, mas a partir do dia 4 de abril, segunda-feira, até o dia 4 de maio, quarta-feira, tem início o plantão de atendimentos nos Cartório Eleitoral, das 9h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados (21 de abril e 1º de maio).
Na segunda-feira, 28, o Cartório Eleitoral realizou cerca de 150 atendimentos e ontem, 29, até por volta das 13h, cerca de 50 pessoas haviam procurado o órgão para obter o título, fazer a revisão ou transferência.
Mesmo quem não marcar com antecedência junto ao TSE, pode ir ao Cartório retirar a sua senha que será atendido após os agendamentos, inclusive os jovens que não se alistarem durante a campanha.
FILIAÇÃO PARTIDÁRIA – Outro prazo para quem pretende disputar a eleição em outubro deve ficar atento é o de filiação partidária, que encerra dia 2 de abril, seis meses antes da eleição.