Nesta quarta-feira, 23, o município de Ouro Verde completa 71 anos de fundação. Em alusão à data, a Prefeitura preparou entre os dias 17 a 20 deste mês, a 27ª Festa do Peão com diversas atrações para a população.
Segundo informações da Prefeitura, hoje não haverá nenhum evento comemorativo na cidade.
Amanhã, 24, o prefeito Henrique Biffe, decretou ponto facultativo nas repartições públicas de Ouro Verde, devido o feriado da Paixão de Cristo na sexta-feira, 25. O ponto facultativo também ocorreu na última segunda-feira, 21, devido a Festa do Peão.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE, a população estimada em 2015 de Ouro Verde é de 8.330 habitantes. Em 2010, esse número era de 7.800 habitantes.
O município foi fundado em 23 de março de 1945, por Olavo Ribeiro do Val, que no intuito de fundar um povoado, ele adquiriu 800 alqueires de terra na conhecida região Zona da Mata, na comarca de Lucélia.
O lugar escolhido, marginando o espigão do Rio do Peixe e Marrecas, passou a chamar Ouro Verde, em virtude de suas terras prestarem ao plantio do café (Ouro Verde do Brasil).
A princípio, tudo foi muito difícil, pois não havia comunicação de espécie alguma. Como não havia acesso, foram abertos vários atalhos que iam ter ao local onde iniciaram as derrubadas de matas e lotearam terras a fim de abrirem o futuro povoado.
Devido à falta de comunicação, tornava-se quase impossível o povoamento do lugar.
Para acabar essa dificuldade, abriram-se estradas ligando o povoamento às cidades vizinhas. Foi quando começou a progredir o novo núcleo.
A iluminação na época era precária, mas havia o fornecimento de energia por um motor de propriedade do senhor João Peão, que mais tarde passou para o senhor Olavo Ribeiro do Val, que adaptou um dínamo num trator. A população já aumentava. Fazia-se necessário um clube onde realiza-se bailes e passassem filmes.
Em fase do grande e rápido progresso, foi Ouro Verde elevado a categoria de Distrito de Paz, com terras desmembradas do Distrito de Gracianópolis (hoje Tupi Paulista), a 21 de dezembro de 1948.
Foi elevado a município da comarca de Dracena em 30 de dezembro de 1953, sendo instalado em 1° de janeiro de 1954. Como município, ficou constituído Arabela, distrito de Ouro Verde. Teve seu primeiro prefeito, Antonio Ortega Criado.
Atualmente a cidade é administrada pelo prefeito Henrique Biffe, pelo segundo ano consecutivo.