A Polícia Militar vem desenvolvendo o trabalho diário e de forma contínua em todos os seus municípios e isso contribui e reflete nos baixos índices conforme divulgação no Atlas da Violência 2016, que destaca o índice da microrregião de Dracena, que compreende 10 municípios (Dracena, Junqueirópolis, Monte Castelo, Nova Guataporanga, Ouro Verde, Panorama, Paulicéia, Santa Mercedes, São João do Pau d’ Alho e Tupi Paulista) com a taxa de 6,5 homicídios por 100 mil habitantes. A referida pesquisa foi realizada no ano de 2014 quando foi feito o levantamento, galgando a 20ª posição, entre as áreas consideradas mais pacíficas do Brasil no índice referente à taxa de homicídios.
Já a microrregião de Adamantina que compreende 14 municípios (Adamantina, Flora Rica, Flórida Paulista, Inúbia Paulista, Irapuru, Lucélia, Mariápolis, Osvaldo cruz, Pacaembu, Parapuã, Pracinha, Rinópolis, Sagres e Salmourão) aparecem em sexto lugar no ranking brasileiro com uma taxa de 4,4 homicídios por 100 mil habitantes, quanto ao índice criminal no tocante a homicídios.
Os números deixam transparente do bom trabalho desenvolvido pela Polícia Militar, que tem na sua atuação constante e diária, com patrulhamentos preventivos diuturnamente e sem interrupções, coibindo a prática de delitos, e os méritos da colaboração da população sempre denunciando, ajudam também que a prática desses números e não só no crime de homicídio, mas também em todos os tipos de delitos sejam os menores do Brasil. (Com informações setor de comunicação do 25º Batalhão da PM de Dracena)