Hoje quero falar de uma figura que atualmente encontra-se muito desgastada: os pastores evangélicos. Isto se deve ao grande e crescente número de charlatões que exploram as pessoas e se locupletam aproveitando-se da boa fé dos desavisados. Mas nem todos são assim!
Ainda há pastores honestos, íntegros e sinceros. E eu quero aproveitar este espaço para falar dos verdadeiros pastores, aqueles que estão conscientes do seu chamado por Deus e procuram fazer o melhor para o Senhor e para a comunidade.
Há sempre uma grande expectativa dos fiéis em relação à figura do pastor. Precisa ter boa disposição, estar sempre bem humorado, ser bom orador e ouvinte atento. Precisa estar disposto a trabalhar longas horas, sujeito a chamadas noturnas ou a qualquer hora do dia. Não pode errar, pois, se falhar, dificilmente será perdoado. São homens que trabalham para Deus, servem à igreja, passam por dificuldades, mas choram calados pelas madrugadas, quando ninguém está vendo. No outro dia ele deve estar forte, sorrindo e disposto para encorajar e consolar os que lhe procuram para serem ajudados.
A esposa do pastor deve estar sempre disposta a visitar os crentes, trabalhar na cozinha da igreja, dar aulas dominicais, cuidar das crianças da igreja, servir às mesas, ignorar fofocas e nunca se desanimar. Deve ser a mulher perfeita! Os filhos do pastor precisam ser de conduta e caráter exemplares, bem comportados.
O pastor deve sempre visitar os enfermos, mas raramente são visitados quando doentes. Se o pastor tiver depressão, é fraco, já não serve mais. Não pode se irritar deve tolerar toda sorte de desrespeito e humilhações. Deve orar por todos, mas quantos oram por ele? O pastor recebe um salário não proporcional à sua experiência ou necessidade; não há remuneração sobre as horas extras.
Atender às expectativas das pessoas pode ser um fardo difícil. O pastor que procura viver de acordo com todos estes requisitos arrisca a sua saúde física, mental e espiritual. Valorize e apóie o seu pastor. Ame-o, ajude-o, perdoe-lhe, ore por ele.
*Pastor e missionário presbiteriano.