O prefeito de Adamantina, João Eduardo Barbosa Pacheco, falou sobre o plano de mobilidade urbana e fez a entrega do material à Câmara Municipal. A elaboração do Plano aconteceu por meio de várias etapas e audiências públicas que tiveram como propósito a discussão de temas importantes como a expansão da Zona Azul, calçamento e infraestrutura.
Ao longo da elaboração do projeto foi estabelecido quais as políticas públicas que seriam adotas para melhorias dos serviços de transporte público coletivo, infraestrutura urbana, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, operação e disciplinamento do transporte de carga, estacionamento, entre outros pontos.
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é uma exigência fixada na lei federal 12.587 de 2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A lei determina que todos os municípios brasileiros com população superior a 20 mil habitantes devem desenvolver e institucionalizar e implementar o plano sob os seguintes princípios: acessibilidade universal; desenvolvimento sustentável das cidades nas dimensões socioeconômicas e ambientais; igualdade no acesso dos cidadãos ao transporte público urbano; gestão democrática e controle social do planejamento e avaliação da política de mobilidade urbana; segurança nos deslocamentos das pessoas; justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso de diferentes modos e serviços; equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros; e eficiência, eficácia e efetividade na circulação urbana.
Entre as mudanças já iniciadas, está na rua Joaquim Nabuco que deixou de ser mão único esta semana. Outras mudanças e modernizações no trânsito local deverão começar a acontecer, seguindo as propostas estabelecidas no documento que é válido até 2025.