Como Patrícia dos Santos era professora, a Secretaria Municipal de Saúde junto com a Educação já definiu alguns cuidados necessários para proceder em todas escolas da rede municipal de ensino.
A reportagem do JR entrou em contato com a secretária de Educação, Fernanda Gerônimo e ela informou que ontem foi realizada limpeza geral na Emefi João Millan Barbosa, no Emílio Zanatta, onde Patrícia ministrava aulas, pelo fato da gripe H1N1 ser contagiosa. “Ontem não houve aula, hoje retornaremos com alguns cuidados”.
A secretária ressaltou que haverá álcool em gel em todas as salas de aula para higienização das mãos, não será permitido aglomerações nos pátios, principalmente.
A Saúde alerta que é importante que pais e professores fiquem atentos a quaisquer sintomas, como cansaço, falta de ar, febre, dor de garganta e tosse ocorridas repentinamente, a procurarem uma unidade de saúde e informar os detalhes.
Quanto à hantavirose, a orientação da Saúde é ficar atento a lugares que possam ter a presença de ratos. Ao ter que entrar em algum lugar que está fechado há muito tempo, principalmente na zona rural, é importante abrir as portas e janelas deixar a poeira abaixar, para não respirar aquele ar pelo motivo de poder estar contaminado com a urina e fezes do animal. Ainda lavar com água corrente o local utilizando água sanitária; em caso de limpeza em móveis, deve-se utilizar sempre pano molhado para não levantar a poeira, evitando respirá-la.