Com a chegada do outono e a mudança de temperatura, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena alerta os moradores para que redobrem os cuidados para evitar o contágio pelo vírus da gripe H1N1, nesta época do ano.
Os principais sintomas da gripe H1N1 são: febre acompanhada de tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. A orientação para quem apresentar esses sintomas é procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Ainda de acordo com a Secretaria, medidas simples como lavar as mãos com sabão, higienizar as mãos com álcool em gel, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, deixar os ambientes de casa e do trabalho arejados, agasalhar-se bem e cobrir o rosto com lenço descartável quando tossir ou espirrar são essenciais para evitar a proliferação da doença.
CASOS DA DOENÇA – Informações extraoficiais dão conta de que há na cidade a suspeita de que três pessoas estariam contaminadas com o vírus H1N1.
A Secretaria de Saúde e tão pouco a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Dracena não divulgaram nenhuma nota sobre o caso até ontem, 29. Na tarde de ontem, a Diretoria de Comunicação enviou nota orientando sobre a prevenção da doença, mas não citou as suspeitas.
VACINA – A Secretaria Municipal de Saúde informou anteriormente que a vacinação contra a gripe em Dracena está prevista para ocorrer no dia 7 de maio. Porém a data poderá ter alguma alteração devido ao surto da doença em algumas cidades no interior paulista.