Servidores do Detran (estatutários e celetistas) em todo o Estado organizam mobilizações em busca de seus pleitos, tais como verticalização de carreira administrativa, reajuste salarial das classes, vale-refeição pago a todo o Estado e não somente na capital, estabelecer condições de trabalho amparadas por equipamento, suprimentos, suporte e recursos materiais e humanos de qualidade, estabelecer padrões de isonomia com os cargos equivalentes em responsabilidade, tanto no texto legal como na prática; criar o acesso ao cargo imediatamente superior através da aquisição de requisitos complementares, plano de saúde. A informação é do representante do sindicato da categoria, Douglas Calori Pereira.
Ele informou que as lideranças sindicais estão tentando negociar com o governo. “Mais de 100 unidades se mobilizando em todo o Estado, e o número não para de crescer, na região do Oeste Paulista, Presidente Prudente e Dracena, os maiores volumes de atendimento ao cidadão apoiam o movimento em prol das classes, outras unidades do Oeste Paulista também aderiram o instituído pela coletividade, os atos são norteados pelo sindicato e associação dos servidores, os responsáveis não descartam a possibilidade de greve em um futuro próximo, sempre cumprindo os preceitos legais vigentes para execução da mesma”.
Douglas Calori Pereira explicou que uma paralisação do setor pode comprometer a emissão de documentos para licenciamento e transferência de veículos e da emissão e renovação de carteiras nacionais de habilitação (CNH).