Hoje (12/4) é comemorado o Dia do Obstetra. A obstetrícia é o ramo da Medicina que se ocupa da gravidez, do parto e da evolução da saúde feminina no período imediatamente subsequente a ele. 

Em minha opinião, a especialidade não se resume somente a isso, abrange muitos outros fatores, possibilidades e significados. Em 2003, quando fiz a minha escolha em uma aula de Mastologia, na faculdade, me deparei com um leque de possibilidades se abrindo. Para quem entrou na faculdade decidida a ser cardiologista, era tudo novo e fascinante.
Em 2007, quando iniciei a residência médica, me vi diante de um mundo feminino dividido em fases reprodutiva e não reprodutiva. Aprendi com afinco cada uma delas e no início de 2010, eu estava pronta para servir às mulheres em suas diferentes fases.
Anos depois, vivenciar a experiência de ser mãe, me tornou mais próxima das minhas pacientes fazendo com que eu entendesse na prática a “Obstetrícia” que aprendi nos livros. A palavra Obstetrícia deriva do latim Obstare e significa “ficar em frente”, deriva da posição em que fica o parteiro na frente da mulher. Nós, obstetras, de certa forma, estamos apoiando as gestantes.
Quando me tornei mãe, o significado da minha especialidade ganhou novo sentido. Passei a entender mais do que antes o papel da minha especialidade na vida de uma mulher. Mais do que estar ao lado, nós estamos juntas, dividindo as alegrias e angústias.
Participar do nascimento de uma criança é um presente divino o qual agradeço a Deus todos os dias. Também me emociona muito ter feito o parto de amigas e de familiares. Auxiliei o parto da minha irmã Laisa e não tenho palavras para descrever a emoção de trazer meu sobrinho Heitor ao mundo. O rosto do obstetra é o primeiro rosto que um bebê vê e isso é muito gratificante, é mágico.
Portanto, neste dia, parabenizo a todos os colegas de profissão que tornam possível um dos momentos mais inesquecíveis da vida de uma mulher: o nascimento de um filho.

 

*Ginecologista e obstetra, professora da disciplina de Obstetrícia do curso de Medicina na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).