Domingo passado comemoramos a Páscoa, quando relembramos a ressurreição de Jesus Cristo, o vencedor, que venceu o poder do pecado, da condenação, da morte e do inferno. Aprendemos em 1 Coríntios capítulo 15 que a ressurreição de Cristo é a garantia da ressurreição de todos aqueles que creem nele, e somente nele, como salvador e Senhor de suas vidas.
Mas a história não para por aí! Depois de ressuscitar, Jesus andou por 40 dias entre nós (Atos 1.3) e depois subiu de volta ao céu na presença de várias testemunhas (Atos1. 9). Em Atos 1.11, os anjos dizem àqueles que testemunharam a ascensão de Jesus: “… Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir”. A esperança-certeza do crente reside exatamente neste fato.
Gosto de usar a expressão esperança-certeza porque nós cristãos esperamos a volta de Jesus Cristo para nos buscar e nos levar para junto do Pai, no céu. Ao mesmo tempo em que é uma esperança, também é uma certeza, pois quem prometeu foi o próprio Senhor e ele não é homem para mentir (Números 23.19). Note que os anjos disseram que ele virá. E várias passagens bíblicas prometem que ele voltará para buscar a sua igreja. Em João 14.3 Jesus promete: “E quando eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver”. E ainda: “Então se verá o filho do homem vindo numa nuvem com poder e grande glória”. (Lucas 21.27).
Quando Jesus voltar em poder vencedor, crentes, mortos e vivos, serão levados nos ares para encontrar com ele, não para ficar lá em cima, mas para se unir ao seu retorno triunfal, para participar em sua exaltação.
Paulo conforta os Tessalonicenses, que estavam tristes de que os seus entes falecidos iriam perder o retorno triunfal de Cristo, a grande conclusão para o ministério de Jesus no fim dos tempos. Paulo os assegurou que os mortos em Cristo não vão perder de jeito nenhum o seu retorno. Na verdade, eles estarão lá primeiro. Os mortos vão ressurgir primeiro, e então aqueles que continuam vivos e são de Cristo vão ser arrebatados e viverão eternamente com o Senhor.
Encerro este artigo com a seguinte pergunta: você está preparado para a volta de Jesus? E se você morrer hoje (espero que não aconteça), você sabe para onde vai? Crendo em Jesus Cristo como teu único e suficiente Salvador e Senhor, você terá a esperança-certeza de que passará a eternidade no céu com ele, pois o próprio Deus garante isso em sua palavra. Somente ao Senhor toda a glória!
*Pastor e missionário presbiteriano.