As Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) irão realizar, no próximo dia 6 (quarta-feira), em parceria com a Rede de Combate ao Câncer de Adamantina e a Secretaria de Saúde do município atendimentos da Carreta de Prevenção do Hospital de Câncer de Barretos, que estará estacionada no Câmpus III.
A unidade móvel realiza o rastreamento do câncer de colo de útero, próstata e câncer de pele por meio de exames preventivos na população. O atendimento ocorrerá mediante triagem prévia (até o dia 04) na Rede de Combate ao Câncer.
Iniciada pelo coordenador do Hospital de Câncer Barretos de Adamantina, fisioterapeuta e docente da FAI, Matheus Parra, que solicitou à direção essa parceria, a ação é importante, pois “agregou setores a fazer um bem comum para o município”.
Os alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina da FAI atuarão no auxílio aos exames, sob supervisão das professoras Claudia Maria Garcia Lopes Molina, Marília Sornas Franco Egéa, Marisa Cardim e dos docentes Matheus Parra e Valdecir Guimarães.
“A partir do momento em que a gente retira o aluno da sala de aula e o coloca em contato com a população em atendimentos preventivos, o ganho é muito significativo. Ele já consegue associar a teoria com a prática, trazendo uma segurança para esse futuro profissional”, assegura a professora Claudia Molina.
A secretária de saúde, Patrícia Queiroz Ribeiro Mochiuti, também ressalta a contribuição. “Ações organizadas como estas visam reduzir a incidência e a mortalidade pela doença e melhorar a qualidade de vida das pessoas, pois o câncer, quando detectado no início, pode ser tratado e a prevenção é de suma importância”, afirma.
Com seis profissionais na Carreta, será disponibilizado também pela secretaria de saúde do município teste para sífilis, hepatite B e C. “Esperamos atender 100% das vagas previstas”, diz a enfermeira da Carreta, Creuza de Moraes Saure.

Ampliação de ações

De acordo com o diretor geral, prof. Dr. Márcio Cardim, o objetivo é ampliar cada vez mais parcerias para os cursos da área da saúde.
“É de suma importância para propiciar ao aluno dos cursos da área de saúde uma ampliação de ações para conhecimento. A FAI junto com a provedoria da Santa Casa já tem agendada uma visita ao Hospital de Câncer de Barretos para verificar a expertise do hospital”, explica Cardim.
Durante o V Encontro Educacional da Associação das Instituições Municipais de São Paulo (AIMES-SP) em Ubatuba, as instituições municipais que ofertam o curso de Medicina se reuniram e trocaram experiências na tentativa de uniformizar a oferta de estágios entre os alunos e a futura residência.
“Pretendemos firmar um convênio entre as IMES para poder ampliar ainda mais os estágios que os alunos vão ter que realizar até chegarem à residência médica. Também existe a possibilidade de realização de convênios com as universidades estaduais de São Paulo. Buscaremos o apoio delas que fazem um ensino de qualidade reconhecido no Brasil e no exterior”, aponta Cardim.
A triagem será realizada pela enfermeira Camila de Souza Prazeres na Rede de Combate ao Câncer de Adamantina, localizada na Rua Mario Olivero, 259, vila Cicma. Os interessados em fazer parte da triagem devem entrar em contato pelo telefone (18) 3521-1815, a fim de seguir as orientações para se submeter aos exames preventivos.
A carreta será estacionada no Câmpus III da FAI, localizado na Avenida Marechal Castelo Branco, 660.