A equipe de Vigilância Epidemiológica e a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Mercedes realizou na manhã da última sexta-feira, 8, na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, atividades lúdicas com as crianças do 3º ano, com o objetivo de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e diminuir a incidência das doenças transmitidas pelo vetor.
Segundo a Vigilância, foram desenvolvidas atividades como ‘amarelinha da dengue’, onde os alunos foram submetidos ao desafio de eliminar os recipientes de possíveis criadouros, em cada etapa do jogo.
Outra atividade de interação foi a brincadeira de ‘torta na cara’, sendo indagados com várias perguntas sobre a dengue, chikungunya e zika vírus, testando o nível de conhecimento a cerca do assunto. Além disso, ocorreu ainda o ‘jogo da memória’ com o tema dengue, e para finalizar as ações, os estudantes acompanhados por agentes de saúde realizaram vistoria nas dependências da escola eliminando possíveis criadouros do mosquito.
“Os índices de infestação do mosquito e o número de casos de dengue, chikungunya e zika vírus apontados pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) mostram a necessidade de renovar e intensificar as ações e propostas de trabalho, de modo a envolver também a família e responsáveis, além da comunidade escolar”, diz o coordenador da Vigilância, Clauber Branco.