No início, éramos apenas sete ou oito atiradores, com pouco dinheiro, um sonho e muita vontade. Com este pouco dinheiro conseguimos montar nossa associação, estatuto social pronto, fomos atrás de um local onde fosse possível instalar o nosso clube, e mais pessoas se juntavam conosco e mais um pouco de dinheiro entrava. Naquele momento, o poder público municipal já nos olhava com bons olhos, não era para menos, pois representávamos mais uma atividade esportiva para o município, mais uma nova parceria, desenvolvimento, e renda para o município. E a ideia chegou de forma simples e espontânea, por que não se usar a área onde o Tiro de Guerra local efetuava seu treinamento de tiro, local este que usou por anos a fio de maneira informal, e por que não dizer temerária, pois naquele momento não oferecia a infraestrutura necessária para receber seus atiradores, principalmente no quesito segurança. Aliás, as forças policiais também o utilizavam de modo natural, tendo em vista não termos nenhum espaço em um raio de 160 km que oferecesse um ambiente adequado.
O tempo foi passando, mais associados entrando, e por fim de forma regular e sancionada pelo poder legislativo, nos foi cedido este espaço que já era utilizado para a prática do tiro como dito acima, cessão esta que só foi possível pelas leis municipais n.° 3.972 de 30 de novembro de 2011 e pela lei n.° 3.966 de 28 de novembro de 2011, esta última declarando o Clube de Tiro de Dracena como de UTILIDADE PÚBLICA. Havia chegado o momento, e agora o que fazer para custear as obras? Já contávamos naquela época com uns trinta e poucos sócios, que acreditaram no nosso empenho e perseverança. Propomos então a seguinte ideia, todos estes sócios entrariam com um valor correspondente, rateado entre todos e assim foi possível iniciarmos as obras, e a partir daquele momento se tornaram sócios-proprietários.
Obras iniciadas, construção de nossos sonhos a todo o vapor, e mais sócios, muitos que no início eram descrentes, todos recebidos de braços abertos por conta de um ideal comum. E, assim, foram por meses e meses, novos sócios, e nossa obra de vento em popa.
Naquele momento, já contávamos não só com os sócios proprietários, pois aparecia a figura dos novos sócios contribuintes que também ajudaram em sua construção, sócios já não só de Dracena, como de várias outras cidades. Enfim, o Clube crescia.
Neste ponto, cabe destacar que o Clube Tiro de Dracena é uma associação sem fins lucrativos, cuja manutenção ocorre em razão da contribuição anual dos respectivos sócios; ou seja, cada sócio paga uma anuidade ao clube, visando o custeio de suas despesas básicas, tais como energia elétrica, água, limpeza das dependências e aquelas relativas à conservação em geral do imóvel.
É necessário esclarecer também que o valor correspondente à anuidade é acessível a qualquer pessoa, pois nossa associação não possui nenhum traço ou caráter elitista, primando por reduzir as desigualdades sociais.
Aparecendo uma oportunidade, assim como todo ano aparece para outras associações ou instituições sem fins lucrativos e de utilidade pública em nossa cidade, nos foi possível um repasse de verbas pelo município, repasse este que foi direcionado a finalizar as obras de nosso estande de tiro.
Com a obra já finalizada, alvarás e autorizações em ordem, tiveram início às atividades no Clube de Tiro de Dracena, naquela época já contávamos com quase 100 associados e muito mais apareceram.
Pois bem, o que muita gente não sabe, aliás, a grande maioria da opinião pública não sabe ainda, é que foi formalizado em nosso Estatuto Social, desde seu início, portanto sem nenhum interesse ou ainda vislumbrado qualquer tipo de vantagem, muito ao contrário, a PREFERÊNCIA do uso das instalações do Clube de Tiro pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e pelos Órgãos de Segurança Pública, assim elencados na Constituição Federal, em detrimento dos próprios associados. A preferência sim, sempre foi e sempre será deles. E como cidadãos brasileiros, temos muito orgulho que estes instituições a usem.
Hoje, o Clube de Tiro de Dracena conta com mais de 200 associados, não só de Dracena como de toda a região, abrangendo atiradores do sul do Mato Grosso do Sul, de Panorama até Marília, completa dois anos de atividade apenas, e já promove Campeonatos Regionais e Estaduais todos os meses, trazendo uma média de 30 esportistas de fora da cidade, fomentando assim a economia local. Para 2017, estaremos trazendo etapas do Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo.
Nossos atletas compõem uma equipe que representa não só nossa cidade em campeonatos estaduais, como o Estado de São Paulo em torneios Nacionais, não solicitando para isso nenhuma contrapartida do poder público. Todas as despesas com treinamento, viagem, hospedagem e inscrições em campeonato fica por conta de cada atleta.
Até o presente momento, foram capacitados pela ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO, utilizando-se as dependências do clube, mais de 100 Policias Civis de toda a Região de Presidente Prudente, entre treinamentos, reciclagens e cursos de habilitação, e de todas as carreiras.
Pelo Exército Brasileiro em nome do Tiro de Guerra não só local como de Andradina e Adamantina que lá esteve também, foram formados mais de 120 soldados nestes dois anos de parceria. E muitos outros ainda serão formados, policiais e soldados.
Somos uma associação que difunde a cidadania, os deveres e os direitos do cidadão. Promove atividades esportivas e recreativas ligada ao tiro. Preservamos o patrimônio histórico e cultural.
Orientamos, instruímos e capacitamos pessoas, sempre primando pela observância dos mais rigorosos princípios técnicos, morais e legais.
As portas do Clube de Tiro de Dracena, estevam, estão e sempre estarão abertas ao público. Em nome de toda a diretoria e de nossos associados, vocês todos estão convidados a nos conhecer e conhecer um pouco do esporte do tiro. Aliás, a primeira modalidade esportiva a conseguir uma medalha olímpica de ouro para o Brasil.
Diretoria Clube de Tiro de Dracena