No salmo 33 vemos o salmista reconhecendo o justo caráter do Senhor e expressando sua alegria ao reconhecer esta verdade. No decorrer do salmo ele exalta a Deus como o Criador de todas as coisas (versículos 6-11) e por salvar o seu povo num momento histórico que ele, Deus, determinou. Afinal, ele é o dono e Senhor de todas as coisas, inclusive da história!
Este Salmo nos dá o caminho para pensarmos e reagirmos em meio às circunstâncias de nossa vida, sejam elas favoráveis ou não. Pelo que observamos nos versículos 20 e 21, o salmista estava vivendo num contexto de guerra e esperava somente em Deus o livramento, a vitória sobre os inimigos. Diante dos problemas e lutas da vida, quando o inimigo é uma enfermidade, um problema familiar, emocional ou financeiro, a quem você tem recorrido? Em quem você espera a solução?
O salmista nos ensina a cantar mesmo em meio às dificuldades. No versículo três ele diz “Entoai-lhe novo cântico, tangei com arte e júbilo”! Entoar um novo cântico vivenciando tempestades só é possível àquele que verdadeiramente serve a Deus, conhece o seu caráter e deposita total confiança nos cuidados do Senhor! Novo cântico aqui tem o sentido de olharmos para a nossa existência e reconhecer o quanto o eterno tem derramado bênçãos sobre a nossa vida e, numa explosão de gratidão, louvá-lo com alegria! E “com arte”, como diz o versículo, ou seja, louvando ao Senhor com o melhor que pudermos oferecer. Você tem sido grato e louvado a Deus por tudo o que ele tem feito em tua história?
Estamos vivenciando tempos difíceis em nosso país. Crise política, econômica, de credibilidade, de autoridade, enfim, crises das mais variadas. Qual será a nossa atitude como cristãos conhecedores da palavra de Deus? Sentar e chorar? Não! Devemos olhar para as Sagradas Escrituras, procurar obedecer ao Senhor, conhecer o seu caráter e crer que ele tem o controle da história. Ore pela nossa nação. Faça a sua parte vivenciando a ética que Deus preconiza na sua palavra. Faça diferença! Procure praticar o que a Bíblia ensina e seja um trabalhador incansável no projeto de expansão do Reino de Deus.
A partir do testemunho diário do povo de Deus e da proclamação da genuína palavra do Senhor esta nação poderá ser transformada e assim afirmar com convicção e alegria o que está escrito em Salmos 33.12: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”!

Pastor e missionário presbiteriano*