O município de Dracena contabiliza neste ano, de acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), 89 casos de dengue e hoje, 16, prosseguem as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.
As três equipes de agentes de Controle de Vetores e agentes Comunitários de Saúde estarão na Vila Barros. Trata-se das visitas intensificadas em residências que é mais uma ação da campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, que visa ampliar e aperfeiçoar ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em que o Governo de São Paulo vai pagar uma diária extra aos agentes municipais de Saúde em todo o Estado.
O programa foi criado para garantir que os agentes municipais visitem imóveis aos sábados, quando é mais provável encontrar os moradores em suas casas.
Conforme a Diretoria de Comunicação da Prefeitura, durante as visitas intensificadas (dentro e fora das casas), as equipes irão orientar aos moradores sobre os focos do mosquito Aedes aegypti, aplicar larvicidas (se necessário), entregar panfletos informativos, entre outras ações.
Em 2015, o município passou por uma epidemia da dengue, registrando quase 1,5 mil casos da doença. Neste ano, segundo a VE, além dos trabalhos de prevenção, está havendo maior participação da população no combate aos focos do mosquito Aedes.