Em primeiro momento faço meu agradecimento ao presidente desta egrégia casa de leis, vereador Francisco Rossi, a qual me oportuno para que represente meus companheiros vereadores para a missão de ser orador desta data tão importante do nosso querido município.
Ao fazermos qualquer busca sobre o significado da palavra emancipação teremos como resposta: É o de tornar-se livre, independente, então temos a partir desta data, 4 de abril de 1949, a autonomia política, passaríamos a ter a liberdade de escolhermos nossos próprios representantes, criarmos nossas próprias leis, buscarmos recursos junto ao governo Estadual e Federal, estaríamos passando de distrito de um município para sermos o próprio município.
A lei n° 233 de 24 de dezembro de 1948 sacramentada a emancipação política administrativa de Dracena. Em 4 de abril de 1949 dava-se a sua instalação.
Nesse dia tomaram posse os 13 vereadores, democraticamente eleitos pelo povo, tendo como seu primeiro presidente, o senhor Messias Ferreira da Palma que empossou o primeiro prefeito Írio Spinardi. Já se foram 67 anos.
Graças ao povo ordeiro, dedicado e trabalhador que aqui fincou raízes, Dracena rapidamente alcançou um ritmo acelerado de crescimento e prosperidade conquistando por isso alcunha de Cidade Milagre.
Comemoramos o aniversário da emancipação política administrativa do nosso município e reverenciamos aqueles que fizeram parte da história de Dracena, tão importante que hoje fazem parte do acervo de lembranças que cultivamos com todo respeito e admiração na nominação de praças, ruas, avenidas, logradouros públicos, escolas, etc.
Por justiça e dever de fidelidade histórica também devemos prestar a nossa homenagem aos homens públicos, prefeito, vice-prefeito e vereadores, que ao longo dos anos cada qual a sua maneira e com as dificuldades de cada época, colocaram os seus serviços e capacidade política administrativa a disposição da comunidade dracenense.
E hoje o que nos deixa mais feliz é poder comemorar esta data tão importante para nós dracenense.
Emancipação política de Dracena, conquistado a 67 anos, baluarte da política dracenense sem deixarmos de perder a nossa liberdade, pois constitui-se ao longo desta data inúmeras conquistas que vem nos deixando a cada dia mais autônomos.
Parabéns Dracena. Parabéns dracenenses que contribuíram e contribui para esse feito.
Que Deus continue abençoando e protegendo a todos nós, dirigentes e população para que juntos irmanados continuaremos trabalhando por nossa querida Dracena.
*Discurso proferido na sessão camarária de segunda-feira pelo vereador Shoiti Kanezawa