Entre os dias 12 a 16 de abril, 30 empresários de Panorama estiveram participando da Feicon Batimat, no pavilhão de exposições do Parque Anhembi, em São Paulo. O evento é referência para o setor da construção civil na América Latina e reúne os principais revendedores e distribuidores, para apresentação de lançamentos, produtos e novas tecnologias.
De acordo com o diretor da Incoesp (Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista), Milton Salzedas, durante a feira estava exposto um modelo de casa da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) em bloco cerâmico. O que, segundo ele, é um grande avanço, porque a partir de agora existe a possibilidade de concorrer no mercado com o bloco de concreto.
“Até então não tínhamos um projeto específico, o que fez que acabássemos perdendo mercado. Agora estamos voltando e temos um laboratório cerâmico funcionando na cooperativa”, explica Salzedas.
Segundo estudo divulgado no site da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer), o produto cerâmico é superior ao produto de concreto em diversos aspectos, entre eles, maior capacidade de isolamento de umidade, maior capacidade de isolamento térmico, menor consumo de água e menor emissão de CO² em sua produção.
A viagem dos empresários até São Paulo foi possível através de ajuda do Sebrae que custeou um ônibus para o transporte.
Salzedas pontua que em meados de maio está previsto a visita do presidente da Sindicercon (Sindicato da Indústria da Cerâmica para Construção), Valter Gimenez, na Incoesp, para dar apoio às empresas cerâmicas da região.