Todos os anos Laurinda Bortoleto, 73 e Mariana Garcia, 76, que moram em Adamantina, deixam seus afazeres de dona de casa e se transformam em atletas.
Preparam seus tênis esportivos, camisetas coloridas, numeradas, ostentando o nome da cidade e partem para Osvaldo Cruz, para participar dos Jogos do Idoso que acontecem todos os anos.
O 20° Jogos do Idoso trazem para Osvaldo Cruz 4,4 mil atletas das regiões de Marília e Presidente Prudente. Eles competem até hoje, 17, em 12 modalidades diferentes.
As atletas e amigas Laurinda e Mariana disputam a modalidade de vôlei adaptado, que consiste em segurar a bola e devolver ao time adversário, sem deixá-la tocar no chão. Filhos criados e encaminhados, o marido aposentado torce pela esposa nas quadras onde, no passado, brilhou a estrela do basquete feminino, Magic Paula.
Maria e Antônia não são mágicas, mas brilham. O esporte tem esse poder de transformar as pessoas, de estimular o espírito de equipe, e fazer as pessoas brilharem num clima onde o que menos importa é o placar do jogo.
Pode-se perceber nos olhos das atletas Maria e Antônia, quando falam da participação nos jogos, aquele brilho dos tempos de colégio, resgatado nesse breve período dos jogos e que permanecerá até o próximo ano, indo além de todas as fronteiras.