O lançamento do Plano Diretor Participativo (PDP) Municipal foi realizado no último dia 4 de abril, no plenário da Câmara Municipal Raimundo Assis de Alencar, em Brasilândia (MS), com a presença da população, da coordenadora de Relações com Investidos da Fibria, Marisa Coutinho, de Fernando César Dias e Karen Matzkin, ambos da Synergia, empresa especializada que irá auxiliar na elaboração do plano, secretários municipais e o prefeito Jorge Diogo.
O PDP busca preparar a cidade para garantir um crescimento sustentável e organizado com benefícios para todos. Serão realizadas uma série de encontros em conjunto com os munícipes com desenvolvimento de ações com objetivo de articular as diversas políticas públicas.
ETAPAS – A primeira é a criação do Grupo de Trabalho (GT) formado por técnicos da prefeitura e consultores; e a estruturação do Conselho Municipal da Cidade (CMC). O GT tem o compromisso por legitimar o plano de trabalho da elaboração técnica e mobilizar a sociedade; cadastro das organizações sociais e entidades representativas da sociedade local e gerenciar o fluxo de informação e incentivar a participação da sociedade na elaboração do PDP. Já o CMC irá conduzir e validar todo o processo de construção do plano, facilitando a comunicação com os cidadãos e o controle social.
Com a criação destes dois grupos a comunidade será convidada a participar das oficinas comunitárias e reuniões que serão realizadas estrategicamente com públicos distintos, como comércio, indústria, serviços, dentre outros. A agenda das mobilizações sociais será elaborada e compartilhada com a comunidade.
Após esta etapa, as opiniões públicas serão compiladas pela assessoria técnica e apresentadas em uma audiência pública. Dessa audiência será elaborada a proposta do PDP que resultará em uma minuta de lei e posteriormente em uma lei para ser aplicada no município.
Para o prefeito Jorge Diogo o PDP é uma grande conquista e sinal de avanço para o município, pois não são todos que tiveram esse privilégio de trazer para os brasilandenses durante sua gestão uma forma de mostrar seu comprometimento com a cidade inclusive na parte de desenvolvimento e social.
Após o município de Brasilândia ter sido escolhido pelo Instituto Votorantim em parceria com a Fibria para receber o Plano Diretor Participativo, a cidade foi beneficiada com esta ferramenta, podendo agora pleitear recursos estaduais e federais e ter mais agilidade na liberação.