O juiz de Direito da 2ª Vara Judicial da Comarca de Adamantina, Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato, ministrou palestra sobre Educação e Profissionalização, no último dia 4, às 14h, no Centro de Convivência da Juventude (CCJ), com a participação dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CCJ e dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).
A atividade integra a temática do Dia do Jovem, comemorado em 13 de abril, e também vai de encontro com os objetivos de uma atuação em rede mais eficaz, integrando vários órgãos que compõem a rede socioassistencial e setorial do município.
“Quando recebi o convite para ministrar a palestra, fiquei feliz com a oportunidade de encontrar os adolescentes em um espaço fora do ambiente do Fórum. Esses adolescentes tiveram a oportunidade de conversar comigo, mas diante de uma situação tão constrangedora, tão estigmatizante, que é a de uma audiência para apuração de ato infracional. É uma situação tensa em que o juiz se coloca na posição de juiz e o adolescente na de réu, de infrator. Essa oportunidade de encontrá-los em um ambiente diferente, num centro de convivência, é muito importante para, de alguma maneira, mostrar que o juiz que está lá também é uma pessoa assim como eles, que vive no mesmo mundo, que comunga de dores, de incertezas, de limitações humanas. Assim, usei palavras simples os convidando a uma reflexão sobre a convivência humana dentro da temática da educação e da profissionalização”, destaca Carlos.
O CCJ, vinculado ao Cras, e o Creas integram respectivamente as redes de Proteção Social Básica e de Proteção Social Especial e são referenciados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.