Na tarde do último dia 12, aconteceu no município de Brasilândia (MS) a inauguração do Entreposto de Mel (Casa do Mel) na qual beneficiará os apicultores da região.
Referência para o Estado do Mato Grosso do Sul a Associação Brasilandense de Apicultores (ABA), tem como intuito transformar Brasilândia na capital do mel para aumentar ainda mais o giro de economia da cidade proporcionando assim aos munícipes mais qualidade de vida e melhoria de renda.
Presente na ocasião, o prefeito Jorge Diogo afirmou que: “Brasilândia é uma cidade produtiva, e nos sentimos orgulhos em possuir dentro do nosso munícipio esse entreposto que hoje é referência no Estado dessa forma os olhos de muita gente estarão voltados para cá e isso vai trazer mais renda e consequentemente aumento de oportunidades de emprego. Darei todo o meu respaldo e apoio a ABA e estarei sempre à disposição no que se refere ao Executivo Municipal para que essa parceria alavanque com rapidez e atinja todos os objetivos propostos”, conclui o prefeito.
Equipado com moderno maquinário e com capacidade para processar 10 toneladas de mel por mês, o local irá beneficiar diretamente 23 apicultores que integrarão a Associação Brasilandense de Apicultores (ABA). O entreposto também estará acessível aos apicultores das associações Apisel (Associação de Apicultores de Selvíria), AACA (Associação de Apicultores de Água Clara) e Unileste (Associação Regional dos Apicultores da Costa Leste).
A produção do entreposto será destinada ao mercado interno e também irá atender as compras públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“O programa está em atividade há seis anos no Mato Grosso do Sul e conta com a participação de 133 apicultores que residem nos municípios vizinhos às operações da Fibria: Três Lagoas, Brasilândia, Água Clara e Selvíria. Está alinhado aos objetivos e metas da Fibria, que são o desenvolvimento local de forma integrada e compartilhada com as comunidades rurais vizinhas e a produção autossustentável de culturas alimentícias junto aos plantios de eucalipto”, explica a coordenadora de sustentabilidade da Fibria, Flávia Tayama.
Para que a atividade apícola possa trazer bons resultados, o Colmeias conta com a assessoria técnica especializada da empresa Zapata Consultoria, referência na América Latina, que fornece conhecimento e novas técnicas aos apicultores.
Essa conquista foi possível através do Programa Colmeias, onde a realização foi da Fibria, em parceria com o município de Brasilândia que fez a doação do terreno, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Votorantim.