Sim, esse é mais um artigo que falará sobre a importância da comunicação para alavancar os negócios. Antes, porém, alguns indicadores sobre empreendedorismo merecem análise para podermos entender que esse movimento cresce e carece de orientações profissionais que direcionem a empreitada para o seu “lugar ao sol”.
Ser empreendedor no Brasil nunca foi fácil. Com o país em plena recessão e os indicadores de desemprego apontando mais de 2 milhões de pessoas sem trabalho -, a saída pode ser justamente abrir uma empresa.
Na contramão do desemprego, um fato tem chamado a atenção: nunca o interesse dos jovens por empreender foi tão grande.
Para não ver o seu produto encalhado na prateleira ou o seu serviço sem cliente, outro fator se torna tão importante: a divulgação do negócio. Sempre defendo que a comunicação tem cadeira cativa entre os principais tópicos de atenção quando o objetivo é empreender, independentemente do porte da empresa.
Uma consultoria vai muito bem nessa hora! O atendimento com um profissional ou agência de comunicação integrada é fundamental em um mercado cada vez mais competitivo.
Estamos em plena era digital. Hoje, o fundamental é ter um plano que alinhe ações on-line e off-line de baixo custo, muita criatividade e assertividade. Ações que vão desde a criação de uma identidade visual, de uma embalagem bem-feita e de uma papelaria (se necessário for), até um e-commerce verdadeiramente funcional e, claro, a imprescindível presença ativa da marca nas Redes Sociais.
Sendo assim, não trate a comunicação como algo de menor importância em relação a qualquer outra ação. Ela é um pilar estrutural, é a alma do seu novo negócio. Portanto merece sua atenção e o direcionamento de um “anjo especialista” para que o amadorismo saia de cena e o profissionalismo colabore com o sucesso da empreitada. Pense nisso!
*jornalista, especialista em Estratégias de Comunicação para Construção e Solidificação de Marcas e CEO do Grupo Image, agência full em comunicação.