As transações com cartões de crédito aumentaram 540% nos últimos dez anos. Em 2015, as compras feitas nesta modalidade movimentaram R$ 1,08 trilhão. Isso significa 21.169 transações por minuto. Os números refletem uma realidade que os brasileiros já sentem no dia a dia.
O cartão de crédito se tornou a principal forma de pagamento, seja por oferecer mais segurança ao consumidor ou por representar o aumento do poder de compra, já que é possível parcelar o valor devido em várias vezes.
Principalmente no comércio online, a forma de pagamento vem ganhando cada vez mais adeptos. Quem trabalha com vendas on-line e não oferece essa opção de pagamento, corre sérios riscos de perder o cliente.
COMÉRCIO EM DRACENA – O representante do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Dracena, Marcelo Rocha Fonseca, confirmou que a venda por cartão de crédito é uma tendência no comércio, por ser mais segura.
Mas ele chama a atenção para a taxa de juros cobrada pelas operadoras nas compras parceladas por cartão, que é elevada. “Tanto que há clientes que preferem a compra por crediário para não ultrapassar os limites do cartão de crédito e devido os juros no crediário são menores”, explica.
Marcelo informa também que a ACE não possui um levantamento estatístico das compras por cartões nas lojas da cidade nesses últimos anos porque o acompanhamento do SCPC é sobre as vendas por crediário, e que não abrange as transações por cartões.