A Volkswagen anunciou nesta semana no Brasil um recall para os modelos Jetta, Fusca e Touareg. No caso dos dois primeiros, há 2.414 unidades envolvidas, que podem apresentar quebra em uma das extremidades do eixo comando de válvulas do motor. Já no SUV, são 1.505 exemplares, que podem ter saído de fábrica sem o anel-trava do pedal de freio.
No sedã e no cupê, produzidos de 14/11/2014 a 12/09/2015, foi constatada a possibilidade de quebra de uma das extremidades do eixo comando de válvulas do motor, que também aciona a bomba de vácuo do sistema auxiliar de freio. Neste caso, haverá a perda da geração de vácuo, aumentando o espaço de frenagem. Com isso, a luz de advertência do motor se acenderá no painel de instrumentos.
Em casos extremos, esse defeito pode levar a risco de danos graves ou fatais aos ocupantes e/ou terceiros, devido ao aumento inesperado do esforço de acionamento do freio, após o esvaziamento do reservatório de vácuo.
Para solucionar o problema, a VW vai atualizar o software da unidade de comando do motor, com tempo de reparo estimado de 30 minutos, sem custo ao proprietário.
Já no utilitário-esportivo, as unidades foram fabricadas de 21/05/2010 a 19/09/2015. Segundo o divulgado da empresa, foi constatada uma possível ausência do anel-trava do eixo do pedal de freio ocasionada durante o processo de montagem do veículo, provocando a ineficiência do sistema de freio, com risco de acidentes com danos físicos e materiais aos ocupantes e/ou terceiros.
A empresa vai inspecionar e, se necessário, instalar o anel-trava do pedal de freio nas unidades do Tiguan. O serviço é gratuito e tem tempo estimado de 30 minutos.

 

 

Confira abaixo os chassis
(não sequenciais)
dos modelos:
Jetta – 2015 e 2016 – FM016817 até GM012303
Fusca – 2015 e 2016 – FM633860 até GM608153
Touareg – 2011 a 2016 – BD004943 até GD011250