A campanha nacional de vacinação contra a gripe em todo o País está prevista para terminar hoje, 20. No entanto, o munícipio de Dracena até ontem, 19, de manhã, continuava sem receber nova remessa de doses da vacina para concluir a imunização do público-alvo.
Muitos procuram pelo Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), sem sucesso, porque as últimas vacinas que havia no município, na rede pública, terminaram na última segunda-feira, 16.
O secretário municipal de Saúde, Nelson Bortolatto, informou ao Jornal Regional ontem que não havia nenhuma informação se o Ministério da Saúde irá prorrogar a campanha.
Bortolatto explicou que a cidade de Dracena não atingiu a meta de vacinação do público-alvo, apenas o número de idosos foi atingido, foram vacinados 5.825 idosos, o que corresponde a 80,75%, superando a meta de 80%.
O secretário disse que aguarda a posição da Vigilância Epidemiológica de Presidente Venceslau, sobre a data e a quantidade de doses para completar a campanha de vacinação. E garantiu que assim que chegar o medicamento continuará vacinando o público-alvo, mesmo tendo terminado a campanha até atingir a meta, de 80%.
O Governo do Estado enviou para Dracena 12.300 doses de vacina, até o momento. O esperado eram 15 mil.
PREVENÇÃO – A Secretaria de Saúde tem orientado a população sobre os principais sintomas da gripe H1N1 e os cuidados para se evitar o contágio pelo vírus H1N1. Também tem enviado ofícios às igrejas com orientações a serem repassadas para a comunidade.
Os principais sintomas da gripe H1N1 são: febre acompanhada de tosse, dor de garganta e dificuldade para respirar. Aqueles que apresentarem tais sintomas devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de suas residências.
A orientação é adotar medidas simples, como higienizar as mãos com água e sabão frequentemente, não compartilhar materiais de uso pessoal (copos, talheres), evitar passar as mãos no rosto, nariz, olhos e boca, cobrir nariz e boca com lenço de papel quando espirrar ou tossir; evitar o contato direto com as pessoas com sintomas da gripe.