Nada causa mais aborrecimentos para o motorista e o motociclista nestes dias de baixas temperaturas, que ao sair de manhã para o trabalho ou afazeres domésticos, o carro ou a moto não ligarem devido o frio. No caso das motos, oficinas especializadas de Dracena, constatam que os socorros neste período aumentaram em até 30%.
“Com o frio, o problema geralmente é na bateria que tem um tempo de vida útil e se torna mais difícil para ligar, principalmente de manhã”, informa o gerente de uma das oficinas de Dracena, Júlio César Picolotti.
Ele explica que mesmo as motos que têm injeção a gasolina, apresentam problemas na hora da ignição. A solução é a troca da bateria. “Os socorros são feitos geralmente nas casas, a substituição da bateria resolve o problema”, acrescenta o gerente.
O proprietário de outra oficina especializada em motos na cidade, João Valdir, confirma que os serviços de socorros a motocicletas de todas as potências aumentam de forma considerável nesta época do ano. “Geralmente no frio, as baterias estragam com mais facilidade”, aponta Valdir.
Os atendimentos seguem o mesmo procedimento, o mecânico vai à residência do cliente e substitui a bateria da moto na hora, resolvendo a situação. Tanto o gerente, como o proprietário das oficinas, avaliam que os atendimentos para esse serviço no outono e inverno, aumentam de 20% até 30%.
Os preços das baterias, conforme consultas feitas pela reportagem variam de R$ 100 e podem chegar até R$ 600, dependendo da potência da motocicleta.