Após passar por Paraguaçu Paulista e Pompéia um comboio de caminhões e máquinas pesadas esteve no último sábado, 7, no distrito de Varpa, em Tupã.
De acordo com um funcionário da empresa, as máquinas iniciaram uma nova rota em novembro de 2015, quando saíram de Santo Inácio (PR).
Nomeadas de Vibros, as máquinas são guiadas por satélites, e ao receberem o comando elas param e iniciam a vibração do solo, onde conseguem obter informações da área em uma profundidade de 2 mil metros. Todos os dados são transmitidos para análise, e os resultados podem demorar até cinco anos para serem divulgados.
As máquinas percorrem um trajeto aproximado de 20 quilômetros por dia. Cerca de 100 funcionários fazem parte da equipe, entre eles geólogos, engenheiros e pesquisadores, vindos não só de algumas partes do Brasil, mas também dos Estados Unidos, Venezuela, Argentina e outros países.
Segundo informações, a Petrobras está procurando petróleo e/ou gás natural na região. A empresa americana Global Geophysical que percorre a região usa a tecnologia vibroseis, que consiste na utilização de grandes caminhões vibradores para detectar as possíveis riquezas naturais.
Bem no centro do distrito, foram instalados e espalhados cabos acoplados a caixas, que captam imagens das camadas de rochas da superfície e, a partir daí, identificam se há hidrocarbonetos, que indicam a possibilidade de haver gás natural e/ou petróleo no local.
Vale destacar que a empresa é de Houston, Texas, nos Estados Unidos, sendo uma prestadora de serviços para a Petrobras no Brasil.