A marca de 22 centímetros parece fácil, mas não é e precisa de muitos treinamentos para alcançá-los.
Essa é a marca que o atleta de salto triplo dracenense do projeto ‘Futuro’, Mateus Daniel Sá, de 20 anos, precisa conquistar para garantir vaga nos Jogos Olímpicos que irá acontecer no Rio de Janeiro em agosto.
O menino simples e de família humilde, que desde os 16 anos está na Capital Paulista trilhando o longo caminho para a vaga olímpica está bem próximo de alcançar o índice olímpico e mostrar ao mundo que tudo é possível e não existem barreiras quando com muita luta se supera as dificuldades para a conquista dos sonhos.
O menino Mateus em entrevista exclusiva ao Jornal Regional conta que chegou a jogar o futebol na escola que estudava ainda em Dracena, mas depois desistiu e incentivado pela professora de educação física descobriu o seu talento no atletismo. “Meu pai e meu irmão sempre me chamavam para ir na pista do Centro Olímpico da Vila Barros, mas eu jogava bola e não queria o atletismo. Até que surgiu o convite da professora de educação física da minha escola para participar dos Jogos Escolares, aceitei e comecei a pegar gosto no atletismo”, relembra o atleta.
Mateus tem na carreira as conquistas de terceiro lugar no Mundial Juvenil, Campeão Brasileiro Juvenil e Sub-23 em 2014, terceiro colocado no Sul Americano sub-23, Recordista Brasileiro da prova de salto triplo juvenil, Campeão Sul Americano e Campeão Ibero-Americano neste ano de 2016.
Na pré-competição para alcançar o índice olímpico que disputou recentemente, Mateus fez a marca de 1 metro e 63 centímetros, com isso precisa de apenas 22 centímetros para alcançar o índice olímpico, ou seja, a marca de 1 metro e 85 centímetros. “Estou treinando muito para alcançar esse índice logo”, afirma ele.
Mateus que no último dia 22, esteve na Holanda participou do Word Challange IAAF que faz parte do circuito mundial de atletismo na qual ficou em sexto lugar.
Mateus Sá, que é filho do João de Sá e de Vanilda Dias Adão que moram no Jardim Santa Clara, em Dracena, ressalta que apenas está começando o caminho da conquista dos sonhos. “Me sinto muito feliz em saber que posso ir muito além do que estou hoje e espero realizar todos os meus sonhos e vou trabalhar forte para realiza-los”, afirmou o dracenense.
Mateus já chegou ao Brasil e está em Dracena neste final de semana curtindo os familiares e amigos e o clima da Cidade Milagre.
Mateus deixa uma mensagem aos dracenenses e amigos que torcem por ele. “Muito obrigado pela torcida de todos vocês, mesmo de longe tem um diferencial muito grande, isso me motiva a treinar muito e me dedicar ainda mais para alcançar esse índice inédito. Espero retribuir dentro da pista e poder levar o nome de Dracena onde eu estiver. Inclusive nessa olimpíada que vai ser no Brasil e quero que tenha um pedacinho dela na cidade olímpica, vai ser incrível. Conto com a torcida de todos sempre e que Deus abençoe a vida de cada um”, concluiu Mateus, o menino simples que nasceu em Dracena e trilha o longo caminho da vida em busca do sucesso e conquista dos sonhos e agora brilha no atletismo brasileiro e mundial e com certeza vai superar os 22 centímetros que restam e conquistar a tão sonhada vaga para os Jogos Olímpicos no Brasil.