Na última sexta-feira, 6, às 14h, no Anfiteatro da Biblioteca Municipal, aconteceu reunião com os representantes dos bairros, das entidades e da Secretaria de Cultura de Adamantina sobre a realização da quarta edição do Junifest, evento previsto no calendário oficial no dia 4 de junho.
Estiveram presentes na reunião representantes da Santa Casa de Misericórdia de Adamantina, do Lions Clube de Adamantina, da Clínica de Repouso Nosso Lar, do Lar dos Velhos, do Instituto de Apoio ao Menor de Adamantina (IAMA), da Instituição Solidária Carlos Pegoraro, do Grupo de Escoteiros Caburé, da Associação de Artesanato, dos bairros Mário Covas, Vila Cicma, Parque CECAP, entre outros.
No encontro, o diretor de cultura Rafael Teixeira iniciou a exposição sobre a delicada situação financeira dos cofres públicos, motivo que impede o financiamento da produção do evento (palco, som, luz, seguranças, brigadistas, ambulância, entre outros). Diante desta circunstância, os representantes das entidades e dos bairros expuseram suas realidades financeiras no sentido de que as participações em edições anteriores não trouxeram arrecadações expressivas a justificar a realização da festa sob responsabilidade das entidades e bairros. Por fim, em votação com os presentes, se concluiu pela não realização do evento neste ano.
“A decisão da não realização do evento neste ano foi prudente, pois partiu de ambas as partes (prefeitura e entidades) após discussão sobre a sua viabilidade e projeção de efeitos positivos e negativos. De um lado, o município deixa de realizar uma ação cultural tradicional, mas de outro evita riscos futuros. Em votação unânime foi decidido não realizar o 4° Junifest, o que expressa uma visão crítica e responsável de todos os participantes”, destaca Rafael.