A Secretaria de Saúde de Mirassol confirmou nesta segunda-feira, dia 9, a sexta morte da cidade por gripe H1N1 e a 38ª da região. Ana Cláudia de Almeida, 39 anos, morreu na última terça-feira, dia 3, no Hospital de Base (HB) de Rio Preto. A vítima era dona de casa, morava no bairro São Bernardo e estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HB desde o dia 16 de abril.
Ana Cláudia começou a passar mal no dia 10 de abril, quando procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mirassol. O diagnóstico, segundo a cunhada, Sandra Perpétua Lopes, teria sido de virose. “O médico receitou dipirona e anti-inflamatório e mandou ela para casa”, disse. Sem melhora e ainda com dor na garganta e falta de ar, ela teria retornado à unidade na terça-feira e continuou procurando ajuda durante a semana, até sexta-feira, dia 15, segundo a cunhada.
“Todos os dias, ela ia ao posto de saúde porque estava só piorando. Na madrugada de sexta para sábado, ela ficou muito ruim”, afirmou. Ainda de acordo com a cunhada, Ana Cláudia teria desmaiado na unidade de saúde, sendo então encaminhada para o Hospital de Base de Rio Preto, onde foi internada na UTI. “Acho que com esse surto de gripe H1N1 eles deveriam ter feito exames mais detalhados quando perceberam que ela não estava melhorando, mas o médico dava dipirona e mandava ela para casa”, disse Sandra.
A família afirma que Ana Cláudia fazia um tratamento para hérnia, mas que não tinha nenhuma doença crônica.
O corpo dela foi velado e enterrado no cemitério São João Batista, em Rio Preto. Ela deixou o marido e três filhos, um adolescente de 15 anos e duas meninas, uma de 11 e outra de 9 anos. A Secretaria Municipal de Saúde de Mirassol afirmou, no início da noite desta segunda-feira, dia 9, que não poderia verificar os dias nos quais a paciente procurou a unidade porque o departamento já estava fechado, mas que vai apurar o atendimento prestado à paciente.
acinação
Mirassol recebeu nesta segunda-feira, dia 9, mais duas mil doses da vacina contra gripe. As 17 mil doses que haviam sido entregues na cidade acabaram no dia 30 de maio, sábado, quando foi realizado o dia D da campanha. As vacinas haviam acabado em pelo menos dez cidade da região. São elas: Bady Bassitt, Dolcinópolis, Jaci, Jales, Mirassol, Monte Aprazível, Pindorama e Santa Fé do Sul, Tanabi e Vitória Brasil.
No geral, Mirassol já atingiu a meta de 80% de vacinação. Mas, em grupos como crianças e gestantes, a meta ainda não foi alcançada, com 51% e 49%, respectivamente. Apenas o grupo de idosos já atingiu a meta. Em Rio Preto, até a última quarta-feira, dia 4, foram administradas 101.995 doses, com cobertura geral de 75% nos grupos prioritários.