Mesmo com o frio do último dia 27, a data marcou a chegada do programa “Prolonga Vida” no Jardim Brasil, em Adamantina. A atividade de apresentação das ações, à comunidade, foi realizada no Centro Comunitário do bairro, pela equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) envolvida em sua execução.
As atividades acontecerão periodicamente às segundas-feiras, das 8h30 às 10h, e às quartas-feiras, das 7h às 8h30, e usarão o campo de futebol do bairro como ponto de apoio para as ações práticas.
Segundo a diretora das unidades básicas de saúde de Adamantina, Bruna Furini, a proposta do Prolonga Vida tem como objetivo o incentivo a prática de atividade física, modificação de estilo de vida e adoção de hábitos saudáveis, tendo como meta promover, prevenir e controlar fatores de risco para doenças cardiovasculares como hipertensão e diabetes. O programa teve início dia 1º de abril, no Jardim Adamantina.
São realizadas atividades como verificação da pressão arterial (antes da atividade), orientações (diversos temas sobre qualidade e promoção de saúde), alongamento geral, atividade aeróbia (caminhada), além de atividades lúdicas e recreativas.
O programa prevê avaliações diárias (pressão arterial antes da atividade) e avaliações mensal (controle de peso (IMC), frequência cardíaca, relação cintura x quadril e controle glicêmico), e avaliações semestrais (exames laboratoriais / eletrocardiograma), junto ao público participante.