O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), disponibiliza o serviço de monitoramento orbital e risco de fogo, que informa em tempo real, a localização e os riscos futuros de focos de queimadas e incêndios em vegetação detectados por satélites.
Os dados são atualizados podem ser acessados pelo portal http://queimadas.inpe.br. As informações disponíveis abrangem a situação atual, com os resultados relevantes do monitoramento de queima de vegetação nos últimos dois dias.
REGIÃO – Apesar das chuvas no final de abril, que atingiram 56 milímetros, os riscos de queimadas em vegetações nos últimos dois dias (4 e 5), em Dracena e microrregião, se mantêm alto e crítico, conforme apontam os mapas no portal do Inpe.
A imagem do satélite de órbita polar (NOAA), localizado a 800 quilômetros da terra, detecta uma frente de fogo a partir dos 30 metros de extensão, por um metro de largura, até as maiores. Além dos riscos de fogo, os mapas indicam a situação de fumaça e nuvens na região, país e continente.
Pelo portal é possível também acompanhar ocorrências de fogo em áreas de preservação, como parques, florestas, reservas biológicas municipais, estaduais, nacionais e terras indígenas.
O item “Risco de Fogo”, apresenta as situações de alerta de incêndios em vegetações estimadas no presente e as previsões futuras (diárias, semanais e mensais), bem como o “fogograma” para qualquer local selecionado com o mouse nos mapas.
Usuários que necessitam de focos com maior frequência temporal ou monitoramento em áreas específicas deverão consultar no portal, o item “Perguntas Frequentes”.