A falta de atenção de alguns motoristas e motociclistas tem causado sérios problemas para idosos e portadores de deficiência que se utilizam diariamente das vagas de estacionamento em áreas regulamentadas em Tupi Paulista. O assunto foi objeto de discussão durante a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) realizada na quarta-feira, 27, no recinto da Câmara Municipal vereador “Delson Leandro da Silva”.
Para a professora aposentada Alice Teruel Aires, essa prática consiste em abuso e desrespeito pelos idosos. Alice, que já presidiu o Conseg, disse que é preciso uma fiscalização mais rigorosa, que os condutores infratores sejam punidos na forma da lei.
O tenente Pedro Ângelo Miguez Camin disse que a população pode colaborar com a Polícia Militar denunciando o fato através do telefone 190.
O Estatuto do Idoso garante 5% do total das vagas em estacionamentos para pessoas com 60 anos ou mais. A partir de agora, a multa para uso indevido de vagas passa a ser considerada grave, com multa de R$ 127,69. Além do prejuízo financeiro, o motorista que desacatar a medida receberá cinco pontos na carteira de habilitação e, como já era previsto, poderá ter o veículo guinchado.
O presidente do Conseg, Newton Aparecido de Matos disse que as reclamações serão encaminhadas aos órgãos competentes de trânsito do município para que analisem os fatos.