Um levantamento feito pela área de serviços eletrônicos do Poupatempo mostrou que um dos atendimentos mais procurados no setor é relativo ao programa Nota Fiscal Paulista, da Secretaria da Fazenda. Aproximadamente 20% dos cidadãos que procuram os atendentes querem consultar ou transferir os créditos gerados das compras de mercadorias e 7% querem se cadastrar para receber parte do imposto nas compras.
O e-poupatempo é um setor do Programa Poupatempo dedicado à prestação de serviços públicos eletrônicos e, conseqüentemente, ajuda na promoção da inclusão digital. São espaços com atendentes capacitados para auxiliar os cidadãos que enfrentam dificuldade para navegar na internet a resolverem questões relativas a serviços eletrônicos disponíveis na rede.
No mês de março, o e-poupatempo atendeu 451.4 mil cidadãos, e cerca de 135 mil estavam em busca de informações sobre a Nota Fiscal Paulista, seja para transferir o saldo ou para cadastrar-se no sistema.
O programa de devolução de créditos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pode ser consultado via internet, sem sair de casa, mas há consumidores que não a usam ou não conseguem acessar sozinhos. Dentre os cidadãos que procuram o e-poupatempo para consultar a Nota Fiscal Paulista, destacam-se os idosos, que demonstram satisfação em executar o serviço. “Eles ficam duplamente satisfeitos”, comenta Marilza Cristina Rissi, supervisora do e-poupatempo no Poupatempo Carapicuíba. “Além de conseguirem transferir o crédito para a conta corrente ou poupança, eles também se sentem vitoriosos por superarem a dificuldade com o computador, com a ajuda dos nossos atendentes.”
A Secretaria da Fazenda oferece três as formas de utilização dos créditos: transferência para conta corrente, para conta poupança ou para pagamento do IPVA, esta última disponível apenas em outubro.
Este mês, foram liberados mais R$ 811 milhões de créditos da Nota Fiscal Paulista, gerados a partir de compras feitas no primeiro semestre de 2015. Os créditos do segundo semestre de 2015 serão liberados em outubro e os referentes às compras realizadas no primeiro semestre de 2016 saem em abril de 2017.
Confira como consultar os créditos da Nota Fiscal Paulista:
•Entre no site da Secretaria da Fazenda www.nfp.fazenda.sp.gov.br
•Clique em Acesso ao sistema
•Digite o CPF, senha e caracteres solicitados. Clique em acessar
•Clique em Conta Corrente e depois em Consultar
•Clique em Utilizar Créditos
•Selecione uma forma de utilização dos créditos.