A vice-prefeita e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Dracena, Célia Brandani, informa que para a eleição municipal deste ano, em 2 de outubro, o partido já foi procurado por representantes de outros dois grupos políticos na cidade, mas dependerá da participação que o PT terá na gestão que começa no dia 1º de janeiro de 2017.
“O que o partido reivindica é a presença na elaboração do programa de governo e durante a gestão, não se limitando ao apoio para conseguir recursos ao município”, explica.
Célia esclarece que o PT não está pensando em cargos na próxima gestão. “Até porque todos os cargos, com exceção do secretariado terão que ser preenchidos por funcionários concursados”, expõe.
Conforme Brandani, a posição do partido em participar de coligação, desde que tenha participação efetiva na administração, deve-se às condições que o PT em Dracena tem em seu quadro de filiados, pessoas capacitadas para desenvolver trabalhos técnicos nas Secretarias e órgãos municipais.
“Da mesma forma, queremos inserir no programa de governo, as demandas e prioridades que consideramos para o município”, esclarece. Outro ponto que chama a atenção no ponto de vista de Brandani, é a constatação da necessidade da busca de recursos, principalmente na esfera federal para viabilizar projetos na cidade.
“Não há como desenvolver projetos somente com o orçamento municipal que é enxuto e a maior parte da verba está comprometida em áreas da Educação, Saúde e pagamento dos funcionários, o que sobra é muito pouco para investimentos”, analisa.
Há dois anos trabalhando na área da Saúde do município, entre as prioridades que Célia aponta para o município e que são propostas a serem apresentadas aos grupos políticos que procuraram o PT para coligação, está a mudança das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Estratégias de Saúde da Família (ESFs), que atualmente tem duas em funcionamento na cidade.
Nas ESFs, as famílias são atendidas por agentes de saúde e o médico faz visitas regulares no caso dos acamados, acompanhando seu quadro clínico. “Os gastos com as ESFs são menores e a população é bem atendida”, enfatiza.
Também como propostas do PT para a coligação nas próximas eleições, Brandani aponta a implantação da rede de esgoto nos dois distritos, Jamaica e Jaciporã, com tratamento biodegradável que tem custo mais baixo da rede convencional.
Outra obra necessária, conforme a vice-prefeita é a implantação de galerias no Jardim Kennedy. “São investimentos caros que o orçamento municipal não tem como arcar e dependem de repasses de verba, principalmente do governo federal”, salienta.
O reaproveitamento de entulhos de construções para as estradas rurais é outra proposta que o PT pretende implantar em Dracena. Dos grupos políticos que procuraram o PT para coligações, Brandani informa que o partido foi procurado pelos prés candidatos a prefeito, Célio Rejani (PSD) e o presidente do Partido Trabalhista Nacional (PTN), Juliano Bertolini.
O PT pretende compor uma chapa de vereadores também em coligação com outros partidos. Célia Brandani esteve acompanhada na redação do JR, do vereador suplente, Gustavo Piveta.