Em Efésios 6.1-4 está escrito: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. ‘Honra teu pai e tua mãe’, este é o primeiro mandamento com promessa: ‘para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra’. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.
Nota-se hoje em dia uma grande e legítima preocupação com os direitos das crianças quanto à educação, uma boa moradia, educação e proteção. Mas não são somente esses direitos que a criança tem à luz da palavra de Deus. A criança também tem o direito de viver num lar equilibrado. No mundo aí fora também não se fala da obrigação que os pais têm de ensinar os seus filhos. Também não se fala da obrigação que os filhos têm de cumprir ordens começando dentro de casa, vivendo em obediência aos pais.
Os filhos fazem parte do reino de Deus, pois foram criados à sua imagem. O Salmo 127 diz que os filhos são herança do Senhor, possuem valor, são presentes de Deus. Por serem herança do Senhor, nossos filhos pertencem a Deus. Você tem consagrado teus filhos ao Senhor apresentando-os diante dele em oração? Você tem ensinado teus filhos de acordo com os mandamentos do Senhor? Fazendo assim, a chance de errar é zero por cento!
Os pais têm a obrigação de educar os filhos e estes de obedecer aos pais. Qual o limite da obediência? Até quando, ou seja, qual o limite de idade? O limite é até os pais não contrariarem a palavra de Deus. Quanto à idade, depende. No contexto oriental não há limite de idade. No nosso contexto, 18 anos, mas eu defendo que a honra aos pais deve ser para toda a vida.
Os pais geram, amam os filhos, os educam e o mínimo que se pode esperar dos filhos é a honra e a obediência. O mandamento do Senhor diz que, mais do que obedecer, os filhos devem honrar os pais. Honra significa respeito, consideração e amor. Sendo mandamento de Deus, não pode ser desobedecido. Quanto perdemos ao desobedecermos aos nossos pais e principalmente ao Senhor! Filho que não honra e obedece com amor aos pais só tem a perder. De outra parte, quando um filho obedece e honra aos seus pais colhe muitos benefícios para suas vidas, evita muito sofrimento e ainda terá cumprida em sua vida a promessa do Senhor: “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”.
*Pastor e missionário presbiteriano.