Em atendimento de denúncia sobre manutenção de aves da fauna silvestre em cativeiro, uma equipe do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental que presta serviço em Dracena (2º Pelotão da 3ª Companhia), foi até a rua Quinzinho da Cunha, município de Junqueirópolis, e após ter a entrada franqueada pelo morador, foram localizadas 16 aves da fauna silvestre nativa, sendo dois bigodinhos, quatro coleirinhos papa-capim, dois canários da terra verdadeiro, um sabiá laranjeira, quatro trinca-ferro, dois pássaro-preto e um papagaio verdadeiro.
Foi constatado que as aves estavam bem tratadas com alimentação e água fartas, e não estão na lista de animais ameaçados de extinção. Indagado, o envolvido afirmou não possuir autorização do órgão competente para mantê-las em cativeiro.
Diante dos fatos foi elaborado um Auto de Infração Ambiental por ter em cativeiro espécies da fauna silvestre nativa, com multa simples no valor de R$ 8 mil.
As aves após laudo técnico de exame veterinário foram soltas em seu habitat, e somente um papagaio verdadeiro será encaminhado ao APASS (Associação Protetora de Animais Silvestres) no município de Assis, por apresentar sinais de domesticação.