Para a Polícia Civil tão importante quanto a repressão é a prevenção ao uso nocivos das drogas no ambiente familiar, por meio da orientação de pais e filhos.
Com a participação de cerca de 50 pais, do Projeto Clube de Pais, desenvolvido pela Instituição Novo Amanhecer, a Polícia Civil realizou na segunda-feira à noite, a palestra pais e filhos, na prevenção ao uso nocivo de droga. O evento ministrado pelos palestrantes, Alexandre Luengo e Reginaldo Rosa, ressaltou sobre os conceitos básicos das drogas lícita e ilícitas; o perigo do uso precoce de drogas pelos jovens e a importância da prevenção dentro de casa, como a mudança de comportamento e alteração no linguajar utilizado pelos filhos, o que pode revelar se estes estão mantendo contato, ainda que iniciador, com alguma espécie de drogas.
Para a Polícia Civil, a participação da família é fundamental, porque a prevenção é um processo contínuo que tem início antes, mesmo, da detecção do problema, sendo princípio básico para evitar as situações de dependências.
O Projeto Clube de Pais é coordenado pela assistente social Franciane Santos, da Instituição Novo Amanhecer, desenvolvido em 20 encontros ao longo do ano, onde são debatidos diversos temas, e que tem por objetivo discutir a importância da intervenção com a família para o fortalecimento dos vínculos familiares. Daí a razão do convite feito a Polícia Civil para falar sobre a prevenção das drogas no ambiente familiar.
Ao final do encontro, foi dedicado um tempo para responder aos diversos questionamentos apresentados.
Os representantes da Instituição Novo Amanhecer agradeceram a parceria com a Polícia Civil enaltecendo com satisfação dos resultados obtidos. (Com informações da Polícia Civil de Dracena)