No último dia 2, o investigador de Polícia, Israel Pereira Coutinho, da Delegacia Seccional de Polícia de Adamantina, também professor da Academia de Polícia Civil e coordenador do Grupo de Operações Especiais, ministrou palestra para crianças e adolescentes carentes, na Associação Arco Íris de Assistência Social de Flórida Paulista.
O objetivo da palestra foi levar valores éticos, estimular as crianças para uma boa formação, escolhendo carreiras que levem ao sucesso, sendo repassados ainda, exemplos para incentivar as crianças para o lado bom da vida. Foi feita também uma explanação sobre a arte marcial do karatê e sua filosofia.
As crianças e adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária de 6 a 14 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco pessoal, com dificuldades escolares e provenientes de famílias de baixa renda, fazem parte do projeto Raio de Sol, que é um projeto sócio educativo, cujo intuito é atender pessoas vitimadas pela pobreza, desigualdade, exclusão, violência e abandono. O projeto atende cerca de 130 crianças e adolescentes.
O agente de Escolta e Vigilância Penitenciária Alexandre Carrara e Orlando Spuner, do Conselho Tutelar de Flórida Paulista, também palestraram para as crianças e adolescentes.
Estiveram presentes no evento a presidente da associação, Inês de Souza Corveloni, a vice-prefeita Maria Teixeira Ferrachini, a coordenadora da entidade, Amélia Aparecida dos Santos Cardoso, além de outros membros do corpo administrativo e do Conselho Tutelar.
A iniciativa de trazer os palestrantes foi do professor de karatê, Rafael Rosseto, que ministra aula para as crianças e adolescentes do projeto. Os participantes ficaram atentos às palestras e os organizadores consideraram bastantes proveitosas.