Encerra nesta quarta-feira, 4, às 18h, o prazo para o eleitor fazer o alistamento (tirar o título), ou transferir seu domicílio eleitoral. O prazo, 151 dias antes das eleições municipais de 2 de outubro, é estabelecido pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE).
Em Dracena, o chefe do Cartório Eleitoral, Moacir Auresco, informa que o movimento nestes últimos dias de plantão tem sido intenso, chegando até 300 atendimentos por dia.
O prazo nesta quarta-feira, encerra para quem for tirar o título, inclusive jovens de 16 e 17 anos que irão votar pela primeira vez e para o eleitor que mudou de residência no seu município pedir alteração no seu título eleitoral.
Também encerra hoje, 4, o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, solicitar a transferência para a seção eleitoral especial.
PRAZO PARA BIOMETRIA – Além do alistamento, transferência e regularização do título, grande parte dos eleitores procura o Cartório para o recadastramento biométrico.
Auresco explica que o eleitor que não fizer o recadastramento biométrico até hoje, 4, não terá seu título cancelado, nem sofrerá multas ou punição e poderá votar da mesma forma no dia 2 de outubro.
“Quem não conseguir fazer a biometria até hoje, 4, poderá realizar a partir de novembro”, informa Auresco. Somente em novembro, o TSE vai definir o prazo de encerramento da biometria.
Desde o começo do recadastramento, em agosto de 2015, o Cartório de Dracena efetivou 13 mil biometrias, o que corresponde a 30% dos eleitores da Comarca (Dracena e Ouro Verde), que é de 40.200 eleitores.