A Prefeitura de Adamantina iniciou ontem, 16, a retirada de carros abandonados em área pública, no Jardim Brasil. Os veículos fora de uso e carcaças de automóveis começaram a ser removidos por volta das 9h dessa segunda-feira.
A ação é de iniciativa do Departamento de Fiscalização Tributária da Prefeitura, e envolveu também a equipe da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, que mobilizou sua estrutura para a retirada dos veículos. O início da operação, dado pela notificação do proprietário, contou com o apoio da Polícia Militar.
Segundo apurado pela reportagem, o proprietário dos veículos exerce função de funileiro e não está regularizado na Prefeitura, e em paralelo a isso, depositava veículos e carcaças em um terreno público localizado na rua Mato Grosso, além de deixa-los, também, estacionados em via pública.
Ele foi notificado para promover a regularização e não deu andamento ao processo. Foram várias notificações, novos prazos ajustados a pedido do contribuinte, e mesmos assim, nada de concreto se efetivou, o que levou à tomada dessa decisão.
Em uma contagem superficial, existem cerca de 30 carcaças de veículos, além de peças diversas, que começaram a ser removidas e levadas ao almoxarifado municipal, onde ficarão depositadas pelo prazo de 60 dias. Se o proprietário não retirar esses materiais, os mesmos poderão ser levados a leilão, para pagamento das despesas da operação.
A medida está amparada na legislação tributária, que exige a regulamentação dos profissionais, no exercício de suas atividades. Porém, a remoção dos veículos tem impacto direto nos aspectos da segurança dos moradores, já que o local pode eventualmente ser usado para delitos, bem como, oferece riscos à saúde pública, em razão do acúmulo de água e matérias orgânicas diante da impossibilidade de manutenção do depósito clandestino.
Moradores do bairro, ao perceberem a movimentação na manhã de ontem, relataram que os veículos estão no local há anos, e elogiaram a iniciativa da Prefeitura.