A presidente afastada Dilma Rousseff deixou Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (16), após passar o final de semana na cidade. Ela deixou o prédio onde tem um apartamento, na Zona Sul da capital gaúcha, por volta das 9h, em direção ao Aeroporto Salgado Filho, onde embarcaria em um avião rumo a Brasília.
Dilma, que chegou na noite de sexta-feira (13) na capital gaúcha, apareceu publicamente apenas uma vez durante o final de semana. No sábado (14) pela manhã, ela andou de bicicleta pela orla do Guaíba, entre a Zona Sul e a região central de Porto Alegre.
Dilma começou a pedalar por volta das 7h, um pouco mais tarde do que o horário em que costuma se exercitar quando visita a capital gaúcha. Ela andou pela ciclovia da Avenida Beira-Rio e foi até a Rótula das Cuias, no Centro. O passeio durou cerca de 45 minutos.
Durante a tarde de sábado, um grupo de mulheres realizou uma manifestação em apoio à Dilma, em frente ao prédio onde ela estava, no bairro Tristeza, na Zona Sul de Porto Alegre. Com instrumentos de percussão, elas entoaram cânticos favoráveis à presidente afastada e contrários ao impeachment.
Enquanto estiver afastada da Presidência da República, Dilma continuará recebendo o salário de R$ 27.841,2, tendo direito a usar o Palácio do Alvorada, segurança pessoal, assistência saúde, avião, carro oficial e equipe a serviço de seu gabinete pessoal.