Um sistema de baixa pressão que se formou ainda durante o último sábado, 28, entre o Paraguai e o Mato Grosso do Sul já espalha nuvens carregadas pelo interior do Estado de São Paulo.
De acordo com meteorologistas, a transição de maio para junho será marcada pelo aumento da chuva no Estado de São Paulo. Um sistema de baixa pressão com centro em alto-mar, perto da costa do Rio Grande do Sul, e a convergência de ventos em cima de Mato Grosso do Sul e de São Paulo geram instabilidades que aumentam as condições de chuva nessas áreas no decorrer desta semana.
A convergência dos ventos em níveis baixos da atmosfera estará mais evidente hoje, 31, e muitas nuvens carregadas se formarão entre o Mato Grosso do Sul e o centro-oeste de São Paulo. Essa nebulosidade avança para o leste paulista no decorrer do dia e provoca chuva forte inclusive na capital paulista. O tempo permanece instável até o próximo final da semana, e muitas áreas paulistas podem ter grandes volumes de chuva. Vale lembrar que, nessa época do ano, a média de chuva no estado de São Paulo já é baixa.
A temperatura máxima que chegou próximo à casa dos 30°C nos últimos dias em Dracena não ultrapassou os 19°C ontem, 30. A mínima ficou em 16.6°C por volta das 11h30.
Com o retorno das chuvas, a umidade relativa do ar subiu para 87%. Desde a noite do último sábado vem sendo registradas chuvas, que acumulam 32.4 mm até o fechamento dessa matéria às 17h, segundo dados apontados pela estação climatológica da Unesp de Dracena.
A previsão ainda é de chuva até a próxima segunda-feira, 6, a qualquer hora do dia. O sol aparecerá tímido nos próximos dias, entre muitas nuvens.
Junho começa com temperaturas baixas, com possibilidade de até 8°C no próximo dia 11. O inverno começa oficialmente no próximo dia 21 de junho. (Com informações do site Climatempo)