A greve dos funcionários dos Detran na região da Nova Alta Paulista iniciada nesta segunda-feira, 20, conta com adesão de 100% da categoria. A informação é do delegado regional do Sindicato dos Cargos Administrativos (Sindcaesp), Douglas Calori Pereira, do Detran em Dracena.
Ele disse que somente de 2 a 3 funcionários, de um total de 8 no Detran de Dracena, continuam trabalhando durante a greve na unidade, em respeito a legislação que exige que 30% da categoria preste o atendimento de serviços essenciais.
Segundo o delegado, a greve prejudica 70% dos serviços de expedições de documento relacionados às áreas de trânsito (CNH, Exames Práticos e Teóricos, Licenciamento de Veículos, entre outros).
Já no Poupatempo, os mais de 20 servidores que são terceirizados continuam atendendo normalmente os usuários na expedição de carteira de trabalho e de RG e no atendimento que presta orientações ao público.
De acordo com o sindicalista, de Osvaldo Cruz até Panorama, cerca de 30 servidores do Detran estão parados por tempo indeterminado.
A unidade do Detran de Dracena pertence à Superintendência de Presidente Prudente onde a greve também foi deflagrada.
Douglas Pereira explicou que a greve visa a reestruturação dos cargos em regimes estatutário e seletista no Detran, que recebem salários diferenciados um do outro. É a maior reivindicação da categoria, além das outras melhorias, inclusive a reposição salarial.
Esta é a primeira greve que o Detran enfrenta em toda a sua história no Estado de São Paulo.
Em Dracena, os grevistas se reúnem em frente à unidade do órgão para explicar a população os motivos do movimento.
Segundo o delegado sindical Douglas Pereira até a tarde de ontem, a reunião entre o governo e o sindicato dos grevistas estava em andamento, discutindo as reivindicações feitas pela categoria.